Marlúcia não é filiada ao PCdoB e a situação pode acelerar mudança na Educação

Marlúcia ainda não seria comunista de carteirinha
Arquivo

Exclusivo. Uma possível exoneração da secretária municipal de Educação de Ilhéus, Marlúcia Rocha, não estaria apenas relacionada à quebra-de-braço que ela mantém, nos últimos dias, com o Conselho Municipal de Educação. Teria também "o dedo" e a insatisfação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), responsável por sua indicação no início deste ano.

Segundo fontes do PCdoB, Marlúcia não é filiada a sigla. Aceitou ocupar a secretaria, com a condição de filiar-se logo que tomasse pé da situação na pasta mas, até agora, não tomou a iniciativa de assinar a ficha, mesmo sendo insistentemente cobrada pelos comunistas. "Isso não agradou as lideranças do partido em Ilhéus, que preferem ter na condução da pasta uma pessoa genuinamente ligada à sigla", sentenciou um influente comunista ao Jornal Bahia Online.

Procurada pelo JBO, a secretária confirmou não fazer parte da lista dos filiados do PCdoB de Ilhéus. E disse que jamais houve um acordo com o PCdoB neste sentido. "Em nenhum momento assumi esse compromisso", garantiu. "Assim como, também, da parte deles, nunca houve qualquer proposta", continuou. De acordo com Marlúcia Paixão, desde o início, quando aceitou o convite, ela deixou claro que estaria ocupando o cargo na condição de "técnica" da educação.

Esta semana o Blog Agravo noticiou que são reais as possibilidades de Marlúcia não chegar ao próximo dia 31 no comando da secretaria. Segundo o blog, a APPI – Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus vem elaborando uma ação judicial contra o prefeito Jabes Ribeiro, acusando-o de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, e vai pedir o afastamento imediato do prefeito, pelo fato de muitas escolas da rede municipal não ter condições de cumprir o calendário do ano letivo.

Em primeira mão, o Jornal Bahia Online também anunciou semana passada que o Conselho Municipal de Educação vai pedir a invalidação do ano letivo em diversas unidades do interior onde, em alguns casos, ainda não houve aula este ano. Ou por falta de espaço. Ou por falta de professor. Ou, até mesmo, por falta de transporte. O conjunto de fatos negativos, ainda segundo o blog Agravo, inviabilizaria a permanência da secretária no cargo.

Marlúcia desconhece a crise interna. Ao JBO, disse que tudo não passa de "boataria de blog sem assunto". Negou que tenha tido alguma reunião emergencial com o prefeito Jabes Ribeiro para discutir sua permanência ou saída. "Desde o início do governo que o prefeito faz reuniões toda segunda-feira. A instituição fofoca, nesta cidade, é muito grande", disse, com exclusividade, ao JBO.

Uma reação inesperada da secretária, que afirmou através da Secretaria de Comunicação da Prefeitura que o conselho não tem autonomia para anular o ano letivo, não foi bem recebida pelos conselheiros e a quebra-de-braço gerada foi considerada desnecessária por setores influentes do Palácio Paranaguá.

Procurada pelo JBO, a assessoria da APPI confirmou a notícia publicada pelo Blog Agravo de que o pedido de afastamento do prefeito está sendo elaborado e deverá entrar em pauta nos próximos dias. Pelos cálculos do Conselho, cerca de 1.500 alunos de Ilhéus estão com o ano letivo comprometido e sem condições técnicas de ser restabelecido. "Não há tempo hábil para isso, mesmo com aulas pela manhã e pela tarde como quer a secretária".

Não procede - Presidente do diretório municipal do PCdoB, o sindicalista Rodrigo Cardoso, assegurou hoje pela manhã ao Jornal Bahia Online que, de fato, o partido está conversando com o prefeito Jabes Ribeiro, a respeito de mudanças na condução da pasta mas que, "não necessariamente" passa pela mudança de secretária. De acordo com Rodrigo, as mudanças propostas são tanto de ordem política quanto administrativa. No entanto, sobre qualquer mudança na pasta, Rodrigo foi enfático: o partido indica, mas que nomeia ou exonera é o prefeito.

O presidente do PCdoB também negou que houvesse um acordo para que Marlúcia se filiasse à sigla ao ser empossada no cargo de secretária. "Isso realmente não aconteceu", garantiu, desmentindo a fonte comunista que explicou o embróglio ao Jornal Bahia Online.