Vida e obra de Adonias Filho

Adonias Filho
Arquivo

pense

"Não deixe para amanhã o que você pode deixar para lá”

Vida e obra de Adonias Filho

Um documentário que resgata a memória, a história e a ficção do escritor Adonias Filho será lançado nesta quinta-feira, dia 28, na Academia de Letras de Ilhéus, como encerramento do Projeto Primavera Cultural. A obra conta a história de um garoto que não gosta de ler, mas mergulha numa aventura pela cidade onde mora para resgatar um livro e seu gosto pela leitura.

Os livros escritos por Adonias - Uma nota de Mil, Fora da Pista, O Menino e o Cedro, O Largo da Palma e As Velhas - serviram de inspiração para contar a história. O documentário tem a produção de Joelson Júnior, Rannah Vieira e Simone Santos, com realização da Universidade Estadual de Santa Cruz. Há depoimentos dos escritores Ledo Ivo e Jorge de Souza Araújo, e dos filhos de Adonias, Raquel Aguiar e Adonias Filho, entre outros.

Óticas Carol inaugurada em Ilhéus

Com 576 lojas em todo o país, a rede de Óticas Carol inaugurou sua loja no comércio de Ilhéus. A iniciativa é da empresária Itana Paternostro, que instalou a unidade na Rua Jorge Amado, no centro histórico de Ilhéus, onde funcionava a Revele Digital. O evento contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro e da primeira dama, Adryana Ribeiro, oftalmologistas e outros convidados.

O mercado ótico está evoluindo em competitividade em todo o País. A Óticas Carol, com 16 anos de experiência, oferece aos consumidores atendimento personalizado, produtos de qualidade, laboratório digital próprio e uma enorme variedade de marcas e grifes de sucesso. A rede agora recebe investimentos de um grupo inglês para aperfeiçoar a produção digital e sua adequação no mercado globalizado.

A inauguração foi prestigiada pelos oftalmologistas Eusínio Lavigne, Márcio Valadão, Yanina Torres, Carlos Argolo, Elisa Barral Vilas Boas, Viviane Espírito Santo, pelos delegados Evy e Adriana Paternostro, a promotora Rossana Paternostro, os jornalistas Roberto Santana, Zecarlinhos Silva, Juliana Moura, Alberto Barreto, Diogo Caldas, Tom Ribeiro, entre outros. 

Nossa Ilhéus

A cidade de Ilhéus é a anfitriã do Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2013, no auditório do Ilhéus Praia Hotel. A solenidade de abertura, nesta sexta-feira, às 18h30min, contará com a presença de Maurício Broinizi, coordenador da Rede Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, e a palestra do Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas, sobre Desenvolvimento Territorial e Cidades Sustentáveis.

O evento é organizado pelo Instituto Nossa Ilhéus, Rede Nossa São Paulo, com o apoio do Instituto Arapyaú e do SEBRAE.

CHOCOLATE CASEIRO, 28 ANOS

Pioneira, no Nordeste do Brasil, na fabricação de chocolates finos, a Chocolate Caseiro Ilhéus completou 28 anos de fundação, com sucesso e presença em importantes aeroportos do país. A iniciativa do empresário e jornalista Hans Schaeppi não está nos livros de Jorge Amado mas já se constituiu como uma marca-símbolo da cidade de Ilhéus. A fábrica foi inaugurada no dia 5 de outubro de 1985.

TV SANTA CRUZ, 25 ANOS

O gerente geral da TV Santa Cruz, Adriano Martins, encontra-se em Salvador acertando detalhes para a festa comemorativa dos 25 anos da emissora, em dezembro, que marcará o lançamento do sinal digital para as cidades de Ilhéus e Itabuna. Até maio do ano que vem, a TV Santa Cruz deve transmitir o sinal digitalizado para toda sua região de cobertura, incluindo Eunapólis, Porto Seguro, Itamaraju e Teixeira de Freitas.

valeriomagalhaes@uol.com.br