Um Papo Literário especial

Maria Luiza Nora (Baísa), ex-diretora da Editus, a reitora Adélia Pinheiro e Rita Virginia Argolo, atual coordenadora da editora, promovendo a leitura.
VM

 

Um Papo Literário especial 

Sob inspiração da Editora da UESC e da TV Santa Cruz, o quadro “Papo Literário” estreou na abertura da 1ª Feira Universitária do Livro UESC 2013, com as presenças dos professores e autores Aleilton Fonseca, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e Rui Póvoas, um mestre encantador que circunda aquele campus, sob a mediação do ator Jackson Costa.

Mesmo que esse não tenha sido o propósito, o formato de abertura da feira deu a pista de um programa ou quadro para a TV - a própria Santa Cruz ou a da UESC, no sentido de ampliar o debate literário e ao mesmo tempo ser um elo para o incentivo à leitura. Presente ao evento, a reitora Adélia Pinheiro se disse muito satisfeita com a iniciativa da feira do livro e ficou encantada com o “papo literário”.

Dois cérebros humanistas, os escritores Aleilton e Rui foram perfeitas atrações, antagônicos e semelhantes, discorreram sobre o despertar do prazer da leitura, a educação e suas nuances, num espetáculo que arrancou aplausos e risos da plateia, atenta. Rui é show, uma franqueza imponderável, uma sabedoria que dá sede e uma aura de paternidade que transcende, acesa.

Para Rui, o magistério tem que vir pela vocação e não apenas pelo valor do salário. Babalorixá respeitado, ele disse que não precisa de drogas porque já tem o transe espiritual do orixá. E responsabilizou a amiga e professora Tica Simões pelo interesse nos livros, e Aleilton disse que sempre que vem a Ilhéus visita a professora que o apresentou à biblioteca.

Após o Papo, houve o Chocolate Literário com a participação de autores regionais, como Jorge Araújo, Natanael Bonfim, Lurdes Bertol Rocha. Janete Ruiz Macedo, Valéria Amim, Antonio Lopes, Sherney Pereira, Cyro de Mattos, Carlos Valder dos Nascimento, que autografaram obras lançadas pela Editus.

A Editus contou com a parceria do Proler, Biblioteca Central, Gerência Acadêmica, do Núcleo de Arte Universitária (NAU) e da Universidade Aberta da Terceira Idade para realizar o evento, além do apoio de diversas editoras universitárias do País. Foram bem importantes também as contribuições da TV Santa Cruz, Rfid Brasil, Ceplac e M21 Comunicação.  

Festa do Surf em Itacaré

Nas duas últimas semanas, Itacaré tornou-se capital do surf na Bahia, em clima de primavera-verão, com as realizações do Mahalo Surf Eco Festival, encerrado dia 19, e o Campeonato de Bodybording, no último final de semana, na Praia da Tiririca, que atraíram amantes do esporte e turistas de várias regiões.

Cento e treze surfistas, de 10 países, participaram do Mahalo Eco, coroado com um show do Rappa, realizado num novo espaço de eventos em frente ao trevo da rodovia no sentido Ilhéus-Camamu. O evento contou com o trabalho do Laboratório da Notícia, que prestou atendimento eficiente à imprensa brasileira e estrangeira.  

O itacareense Alandreson Martins ficou perto do título no Mahalo Surf Eco Festival, que teve um campeão pernambucano, Halley Batista. Alandreson ficou em 5º lugar e foi homenageado pelo Ateliê Especiarias, marca de biojoias, que tem duas lojas em Itacaré e é incentivadora do surf local. O surfista nativo recebeu um troféu e uma biojoia.

A escultura-troféu é feita de bucha vegetal com a casca da semente do jatobá. A biojoia é um colar da coleção, Grão Café, cujas peças trazem grãos de café banhados a ouro 18 quilates. O Ateliê Especiarias trabalha com produção descarte zero e só usa produtos que podem ser absorvidos pela natureza.

Avianca na causa do câncer infanto-juvenil

Através de parceria inédita com o Instituto Ronald McDonald, os passageiros Avianca que voarem na ponte aérea Rio-São Paulo e SP-Brasília podem contribuir para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Os “cofrinhos” ficam nas lojas da Avianca para as doações.

A campanha “Milhares de crianças estarão ansiosas pela chegada do seu voo” é exibida no sistema de entretenimento de bordo das aeronaves e pode ser assistido no canal www.youtube.com/AviancaBr.  

No Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, a Avianca opera com quatro voos diários, dois saindo de Guarulhos e dois de Congonhas; cinco do Rio – três do Santos Dumont e dois do Galeão. Do restante do Brasil, são mais 15 voos diários. 

 

pense

"Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier”  

valeriomagalhaes@uol.com.br