Se Outubro é rosa, Novembro será azul

Santana posa ao lados filhos Tarcilly e Gilberto Neto, recém formados em Direito, e da esposa Maristela, presidente do Lions Clube de Itabuna
VM

 

pense

" Não deixe para amanhã o que você pode deixar para lá.”

 

A vida é mesmo assim, dinâmica. Observe que agora, chega a primavera – a estação mais bonita do ano – e os meses adquirem nomes de cores. Qualquer dia desse, vai ser conhecida como a “estação arco íris”. As organizações não governamentais, a mídia e o mercado convencionaram que o mês de outubro agora é rosa. Ainda bem. Ou como diria, antes tarde do que nunca.

Outubro ganhou tonalidade rosa para simbolizar o esforço nacional de combate ao câncer de mama, tipo da doença que mais mata no País, e 95 por cento das vítimas são mulheres. Antes de mais nada deve-se reconhecer a oportunidade publicitária em torno do assunto. Se não for assim, muitas mulheres acabam vítimas da falta de informação e podem ficar mais vulneráveis à doença.

O mastologista José Slaib está realizando um ciclo de palestras, a convite da secretaria de Saúde de Ilhéus, em bairros da cidade, com o objetivo de alertar ao público feminino sobre os riscos do câncer de mama, esclarecer mitos em torno do assunto e incentivá-las à prática de vida saudável, única forma de prevenir-se da doença. Um desses mitos está na questão da hereditariedade. Segundo ele, apenas três por cento dos casos está relacionado a histórico familiar.

Aí, outubro é mesmo rosa. E novembro vai chegar com a cor azul. Aqui no Sul da Bahia, novembro já adquiriu a cor azul por conta da excelente campanha do Mutirão do Diabético, feita pelo Hospital de Olhos Beira Rio, de Itabuna, de incentivo ao combate contra o diabetes. De tanto sucesso, a iniciativa já ganhou prêmios de mobilização social e há que se ressaltar o trabalho de promoção pilotado pelo oftalmologista Rafael Andrade.

Acontece que, em nível nacional, o mês de novembro passa a solidificar o símbolo da cor azul como forma de fortalecer ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Ou seja, se outubro é um mês “feminino”, novembro chega para dizer que agora é a vez do homem.

Portanto, o mês de novembro deve servir como alerta ao público masculino. O foco principal da campanha é o incentivo à realização do exame de prevenção do câncer de próstata. E esse movimento já adquiriu uma dimensão internacional. A marca Upman, por exemplo, é a primeira no mercado da moda a licenciar cuecas com o logo da campanha "O Alerta da Moda para o Câncer de próstata".

Mahalo promove o surf em Itacaré

Depois de sete anos sem receber uma competição internacional, Itacaré está sediando o Mahalo Surf Eco Festival, na Praia da Tiririca, até o próximo dia 19. Quase 90 surfistas de dez países participam da última etapa nível 4 estrelas do Circuito Mundial, com premiação de 95 mil dólares. A cidade está uma festa e a juventude ansiosa para o grande show do Rappa, neste sábado.

Na última segunda-feira, a Mahalo ofereceu para a imprensa e participantes do Surf Eco Festival. Nomes como os surfistas Bino Lopes, Ulisses Meira e Ian Costa, Roberto Perdigão, Klaus Kaiser e João Carvalho, da Association of Surfing Professionals (ASP), os produtores do evento, Railton Lemos e Lucas Miranda, o gerente da Marketing da Mahalo, Sandro Sanper, o secretário de Esporte e Lazer de Itacaré, Luiz Quadros, Daniel Lima e Miguel Reis, da Associação Itacareense de Surf, compareceram ao evento.

Quem também estava lá foram os jornalistas especializados no esporte, Cláudio Grillo e Aleko Stergiou, da ESPN, Sebastian Rojas, da revista Fluir, o ilheense Ader Oliveira, da Waves, André Uzeda, de A Tarde, Ângelo Paz, do Correio, e Felipe Fernandes, da Hardcor, além da equipe do Laboratório da Notícia.

Formatura em Salvador

A ilheense Alana Soledade de Souza participou da solenidade de formatura em Enfermagem, promovida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, no último dia 4 de outubro. O momento reuniu toda a família, para alegria dos pais José Antônio Corrêa de Souza, da Inspetoria da Fazenda Estadual, e Maria de Fátima Souza Soledade, da Caixa Econômica.

Aniversário do Deputado Santana

O deputado estadual Coronel Gilberto Santana será alvo de homenagens, neste domingo, 20 de outubro, pelo transcurso do seu aniversário de 60 anos. Uma missa em ação de graças será celebrada às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna. Na foto, Santana posa ao lados filhos Tarcilly e Gilberto Neto, recém formados em Direito, e da esposa Maristela, presidente do Lions Clube de Itabuna.   

 valeriomagalhaes@uol.com.br