Valério de Magalhães
Concurso Lápis na Mão estimula prática de redação
Os publicitários Luciano Santos, da agência E10, que atende à Rota, e Tião Brito, da Art 3, que atende à Rede Meira.

Crédito: VM

Concurso Lápis na Mão

estimula prática de redação 

Uma das melhores iniciativas publicitárias e comunitárias da TV Santa Cruz, o concurso Lápis na Mão está no ar novamente, desta vez com a possibilidade de alcançar 57 municípios do sul e extremo sul baianos. Com a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que faz a produção de temas e correção das redações, o evento estimula a prática da escrita entre os alunos do ensino fundamental e médio.

Além da prática da redação, o Lápis na Mão incentiva o desenho e causa uma espécie de disputa – positiva – entre as escolas, tanto da rede pública como privada. Este ano, o tema é “Preservar é atitude. Quem lê, sabe”. Quatro municípios são sedes da seleção: Ilhéus, Itabuna, Eunapólis e Teixeira de Freitas. Na primeira etapa, os alunos fazem trabalhos em sala de aula, e na segunda, as provas são aplicadas na Universidade, com tema surpresa.

O concurso vem mobilizando professores e profissionais de diversas áreas. Os publicitários regionais, por exemplo, prestigiaram o lançamento do projeto na TV Santa Cruz. Depois, professores e alunos se reuniram para o lançamento na UESC. E também houve um lançamento especial na sede da Veracell, em Porto Seguro, nova patrocinadora do concurso, ao lado da Rota Transportes, que apoia o Lápis na Mão desde o início.

Chocolate sul baiano vira tema nacional

O sucesso das edições do Festival Internacional do Chocolate, realizadas em Ilhéus, com produção da MVU, tem gerado um clima de nova era para a cacauicultura. Aliado ao festival existe um movimento entre os próprios cacauicultores no sentido de incentivar a produção de amêndoas de qualidade para uso na produção industrial de chocolates finos.

Na última edição do Festival do Chocolate, no mês passado, o dobro de estandes – em relação ao ano passado - de produtores de cacau que agora são também produtores de chocolate, deixou evidente essa nova cultura de verticalização da cadeia produtiva. E o assunto chama a atenção da mídia nacional, que vê evolução no contexto da superação da crise mediada pela vassoura de bruxa e a nova mentalidade do produtor.

Durante o evento, uma comitiva de jornalistas de várias partes do país veio acompanhar o Festival do Chocolate. Os repórteres e editores também conheceram fazendas que produzem chocolate, outras que trabalham com turismo rural, visitaram a Centro de Pesquisa da Ceplac e diversos pontos turísticos locais. Na semana passada, o Jornal das 10, da Globonews, dedicou reportagem especial a esse fenômeno na cacauicultura baiana. Até onde esse novo conceito produtivo vai não sabemos, mas que está dando o que falar, isso tá!

Formatura de Direito da

Faculdade de Ilhéus

A Faculdade de Ilhéus realizou a colação de grau da terceira turma do curso de Direito, um dos mais disputados na instituição. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Luiz Eduardo, com  participação de 39 formandos. O orador da turma foi Geovane Santos Prazeres, e os mestres de cerimônia, Vilomar Simões Ramos Sobrinho e Geandra Lopes Santos Padilha O juramento foi proferido por Sérgio Ornelas da Silva Júnior. A produção foi da Formandu’s.


O professor Samuel Rosa, diretor do Departamento de Letras e Artes da UESC, no lançamento do concurso Lápis na Mão.

Crédito: VM

Lacivane Barrteto e Adriano Martins, da TV Santa Cruz, e o gerente regional da Caixa, em Itabuna, no ritmo do Lápis na Mão.

Crédito: VM

Kaliane Rocha, assessora de marketing do Shopping Jequitibá, e o publicitário Marco Lessa, da M21.

Crédito: VM

Os publicitários Luciano Santos, da agência E10, que atende à Rota, e Tião Brito, da Art 3, que atende à Rede Meira.

Crédito: VM

Comitiva de jornalistas especializados em agricultura e chocolate gourmet visita a Fazenda Provisão, na rodovia Ilhéus-Uruçuca, durante o V Festival do Chocolate.

Crédito: VM

Jornalistas experimentam o chocolate fino produzido na fábrica da Ceplac.

Crédito: VM

O cacauicultor Fernando Botelho é um exemplo da mudança de cultura. Com a esposa Áurea Lima e a filha Patrícia, ele criou o chocolate Modaka, que pode ser encontrado, por exemplo, na loja do ator Marcos Palmeira, no Leblon, Rio de Janeiro.

Crédito: VM

Os diretores da Faculdade, Almir e Sandra Milanesi, o paraninfo da turma, professor Daniel Ramos, e o patrono, vereador Cosme Araújo.

Crédito: VM

Os mestres de cerimônia da turma, Vilomar Simões Ramos Sobrinho e Geandra Lopes Santos Padilha.

Crédito: VM

Os bacharéis que integraram a comissão de formatura: Ivan Ferraz de Andrade Filho, Liliane Silva dos Santos e Geovane Santos Prazeres.

Crédito: VM

 
Mais Notícias
   18/10/2017 - Chat da Notícia
   16/10/2017 - Chat da Notícia
   28/9/2017 - Chat da Notícia
   20/9/2017 - Chat da Notícia
   4/4/2014 - Formatura de Enfermagem na Faculdade de Ilhéus
   27/2/2014 - Novas nutricionistas em Ilhéus
   20/2/2014 - Formaturas de Pedagogia na Facsul e na UESC
   11/2/2014 - Novos operadores na seara do Direito
   5/2/2014 - Posse no Abrigo São Vicente
   27/1/2014 - O sonho de Maria
   9/1/2014 - 2014. TV Santa Cruz na Era Digital
   26/12/2013 - FM elege a Garota Gabriela 2014
   11/12/2013 - Primeira Dama inaugura escritório de Design e Decoração em Ilhéus
   28/11/2013 - Vida e obra de Adonias Filho
   29/10/2013 - Um Papo Literário especial
   16/10/2013 - Se Outubro é rosa, Novembro será azul
   5/7/2013 - Tico Mia é a festa do imperdível!
   7/6/2013 - Homenagem a Ramiro Aquino pelos 50 anos na Comunicação
   2/6/2013 - O interativo Giácomo Mancini
   23/5/2013 - Ruy Póvoas é mesmo (in)crível



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout