Concurso Lápis na Mão estimula prática de redação

Os publicitários Luciano Santos, da agência E10, que atende à Rota, e Tião Brito, da Art 3, que atende à Rede Meira.
VM

Concurso Lápis na Mão

estimula prática de redação 

Uma das melhores iniciativas publicitárias e comunitárias da TV Santa Cruz, o concurso Lápis na Mão está no ar novamente, desta vez com a possibilidade de alcançar 57 municípios do sul e extremo sul baianos. Com a parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que faz a produção de temas e correção das redações, o evento estimula a prática da escrita entre os alunos do ensino fundamental e médio.

Além da prática da redação, o Lápis na Mão incentiva o desenho e causa uma espécie de disputa – positiva – entre as escolas, tanto da rede pública como privada. Este ano, o tema é “Preservar é atitude. Quem lê, sabe”. Quatro municípios são sedes da seleção: Ilhéus, Itabuna, Eunapólis e Teixeira de Freitas. Na primeira etapa, os alunos fazem trabalhos em sala de aula, e na segunda, as provas são aplicadas na Universidade, com tema surpresa.

O concurso vem mobilizando professores e profissionais de diversas áreas. Os publicitários regionais, por exemplo, prestigiaram o lançamento do projeto na TV Santa Cruz. Depois, professores e alunos se reuniram para o lançamento na UESC. E também houve um lançamento especial na sede da Veracell, em Porto Seguro, nova patrocinadora do concurso, ao lado da Rota Transportes, que apoia o Lápis na Mão desde o início.

Chocolate sul baiano vira tema nacional

O sucesso das edições do Festival Internacional do Chocolate, realizadas em Ilhéus, com produção da MVU, tem gerado um clima de nova era para a cacauicultura. Aliado ao festival existe um movimento entre os próprios cacauicultores no sentido de incentivar a produção de amêndoas de qualidade para uso na produção industrial de chocolates finos.

Na última edição do Festival do Chocolate, no mês passado, o dobro de estandes – em relação ao ano passado - de produtores de cacau que agora são também produtores de chocolate, deixou evidente essa nova cultura de verticalização da cadeia produtiva. E o assunto chama a atenção da mídia nacional, que vê evolução no contexto da superação da crise mediada pela vassoura de bruxa e a nova mentalidade do produtor.

Durante o evento, uma comitiva de jornalistas de várias partes do país veio acompanhar o Festival do Chocolate. Os repórteres e editores também conheceram fazendas que produzem chocolate, outras que trabalham com turismo rural, visitaram a Centro de Pesquisa da Ceplac e diversos pontos turísticos locais. Na semana passada, o Jornal das 10, da Globonews, dedicou reportagem especial a esse fenômeno na cacauicultura baiana. Até onde esse novo conceito produtivo vai não sabemos, mas que está dando o que falar, isso tá!

Formatura de Direito da

Faculdade de Ilhéus

A Faculdade de Ilhéus realizou a colação de grau da terceira turma do curso de Direito, um dos mais disputados na instituição. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Luiz Eduardo, com  participação de 39 formandos. O orador da turma foi Geovane Santos Prazeres, e os mestres de cerimônia, Vilomar Simões Ramos Sobrinho e Geandra Lopes Santos Padilha O juramento foi proferido por Sérgio Ornelas da Silva Júnior. A produção foi da Formandu’s.