Valério de Magalhães
Ruy Póvoas é mesmo (in)crível
O festejado Ruy Póvoas e a ialorixá ilheense Ilza Rodrigues.

Crédito: VM

 

pense:

"A maior loucura que eu já fiz foi não ter feito a loucura necessária para ser feliz” (Ruy Póvoas

Ruy Póvoas é mesmo (in)crível!

Singular e Plural. Simples e Sofisticado. Popular e Erudito. Prosa e Poesia. Drama e Romance. Senso Comum e Ciência. Casa e Senzala. Terno e Fugaz. Frágil e Forte. Amado e Amado. Ruy Póvoas é mesmo incrível. E crível. Um sujeito que reúne em si tantas oposições, capaz de amealhar o tudo para seguir em direção ao outro. De olhar doce e palavra afável.

E tudo isso tem se resumido ao longo de uma série de eventos realizados para festejar os 70 anos do homem, professor e babalorixá, o escritor Ruy Póvoas, pai e filho, e todos os espíritos de luz. Axé. Há poucos dias, uma densa emoção rolou durante o Colóquio Falando de Ruy Póvoas – Conversas em torno da Vida e da Obra, promovido pelo Káwè Núcleo de Estudos Afro da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, sua segunda casa. Tanta gente, tantos naipes e um só jogo, o do Saber.

No último domingo, no Terreiro de Oxalá, a Associação Santa Cruz do Ijexá (Assancri), presidida por Edivaldo Fadori, promoveu um belo encontro do ciclo de amizades do professor Ruy Póvoas, para festejar seu aniversário e lançar o seu mais recente livro, “Mejigã e o contexto da escravidão”. Mais que uma festa, uma celebração que se estendeu das 11 às 19 horas. Em meio aos cânticos e rufar de tambores, Rui doou abraços e palavras que só ele mesmo sabe ensaiar.

O dia foi feito de declamações e declarações, de muita música, com a banda Manzuá, e homenagens de alegria, harmonia e paz. Acho que Sônia Maron, ao conduzir a homenagem da Alita – Academia de Letras de Itabuna – a um dos seus mais ilustres membros, foi muito feliz ao sintetizar Ruy Póvoas como Mestre da Fraternidade. Na mesma direção atuou o professor André Rosa Ribeiro, ao falar em nome da ALI – Academia de Letras de Ilhéus.

Gente de todos os credos, mães e filhos de santo, acadêmicos e autodidatas, reunidos para dar e receber demonstração de amor fraterno. Prefeitos e vice, reitora e ex-reitoras, professores e alunos, artistas e artesãos, amigos e familiares, foram personagens de um “dia branco” que vai ficar na história. Tudo isso porque a história e estórias de Ruy vão sempre penetrando de forma perene as cores do coração.

Homem que soube construir mais que uma família. Nasceu em Ilhéus, menino do Pontal, e dela saiu para construir cidades, para construir uma nação dentro da Nação Grapiúna. São muitos seus legados, na vida, na comunidade, no terreiro, na resistência, na universidade. Ruy Póvoas pode ser confundido com uma entidade, do tipo Valdelice Pinheiro, filósofa, professora e poeta. Uma dessas joias raras que se perpetuaram na UESC, e que vêm desde o nascedouro, a FESPI. É isso mesmo, Ruy faz aniversário pra gente ficar feliz!


Roberto José Silva, presidente da FICC, Claudevane Leite, prefeito de Itabuna, Jabes e Adryana Ribeiro, prefeito e primeira dama do município de Ilhéus, Wenceslau Júnior, vice-prefeito de Itabuna, e a esposa Márcia Rosely, assessora de Assistência Estudan

Crédito: VM

O festejado Ruy Póvoas e a ialorixá ilheense Ilza Rodrigues.

Crédito: VM

Yolando de Souza e a professora Dinalva Melo, ex-secretária de Educação de Ilhéus e atual secretária da pasta em Itabuna.

Crédito: VM

A jornalista Vera Rabelo e a apresentadora Cibele Gava.

Crédito: VM

Dia de festa no Terreiro de Oxalá.

Crédito: VM

A ex-reitora da UESC, Renee Albagli, a atual reitora Adélia Pinheiro e a ex-vice-reitora Margarida Fahel.

Crédito: VM

O professor e economista Alessandro Santana.

Crédito: VM

Sempre elegantes, Maria Laura e Hamilton Gomes.

Crédito: VM

Maria Alice Pereira e Abílio Júnior.

Crédito: VM

A presença da Banda Manzuá.

Crédito: VM

 
Mais Notícias
   18/10/2017 - Chat da Notícia
   16/10/2017 - Chat da Notícia
   28/9/2017 - Chat da Notícia
   20/9/2017 - Chat da Notícia
   4/4/2014 - Formatura de Enfermagem na Faculdade de Ilhéus
   27/2/2014 - Novas nutricionistas em Ilhéus
   20/2/2014 - Formaturas de Pedagogia na Facsul e na UESC
   11/2/2014 - Novos operadores na seara do Direito
   5/2/2014 - Posse no Abrigo São Vicente
   27/1/2014 - O sonho de Maria
   9/1/2014 - 2014. TV Santa Cruz na Era Digital
   26/12/2013 - FM elege a Garota Gabriela 2014
   11/12/2013 - Primeira Dama inaugura escritório de Design e Decoração em Ilhéus
   28/11/2013 - Vida e obra de Adonias Filho
   29/10/2013 - Um Papo Literário especial
   16/10/2013 - Se Outubro é rosa, Novembro será azul
   15/8/2013 - Concurso Lápis na Mão estimula prática de redação
   5/7/2013 - Tico Mia é a festa do imperdível!
   7/6/2013 - Homenagem a Ramiro Aquino pelos 50 anos na Comunicação
   2/6/2013 - O interativo Giácomo Mancini



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout