Chocolate da Bahia dá novo alento ao cacau

Henrique Almeida, diretor de Biofábrica do Cacau.
Ascom

 

pense

"Brincar é condição fundamental para ser sério” (Arquimedes).

Chocolate da Bahia dá novo alento ao cacau

O diretor geral da Biofábrica do Cacau, Henrique Almeida, e também membro da Associação de Produtores de Cacau (APC), está a cada dia mais otimista com as conquistas que os produtores de chocolate baianos estão tendo no mercado brasileiro e internacional. Desde que os produtores de cacau passaram a dar mais atenção à qualidade do produto e à industrialização do chocolate, após o advento da vassoura de bruxa, um novo alento surgiu para a cacauicultura.

A realização anual do Festival do Chocolate em Ilhéus, a participação da Bahia no Salão do Chocolate de Paris, a mobilização dos próprios cacauicultores pelo soerguimento da lavoura e até o surgimento do Aleluia Ilhpeus Festival, na semana santa, são indicativos de que o cacau baiano busca novos espaços de negócios para sobreviver.

A própria mídia nacional tem mostrado reportagens sobre o novo valor atribuído ao cacau fino baiano pelo mercado do chocolate. Fazendeiros como o próprio Henrique Almeida, João Tavares, Diego Badaró, Durval Libânio, Raimundo Mororó, entre outros, que decidiram agregar ao cacau a origem da Mata Atlântica, aliado ao cultivo cabruca, estão conseguindo se associar a chocolateiros e produzir diretamente para marcas já consagradas.

Durante o Aleluia Ilhéus Festival foi possível constatar outros produtores de chocolates da região que também apostam no chocolate com cacau originários do Sul da Bahia, É o caso da produtora Diva Pol Landemberger, da marca Chocolates de Itacaré, que possui 30 funcionários e processa 60 quilos de chocolate por dia. A Associação dos Agricultores do Rio de Engenho e a Cooperativa dos Produtores de Cacau Fino, também presentes ao Festival, apostam nesse novo momento para a lavoura.

Por outro lado, em recente audiência com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Gerardo Fontelles, representantes de entidades ligadas à lavoura cacaueira e agricultura familiar na Bahia, fizeram reivindicações para o fortalecimento do agronegócio do cacau.

Homenagem ao Índio Galdino

O índio pataxó Galdino, assassinado brutalmente em Brasília, em 1997, foi o símbolo das homenagens realizadas pelo transcurso do Dia do Índio, no dia 19 de abril, durante conferência promovida pela secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) da Bahia. Galdino foi representado por seus familiares.  O evento também discutiu e avaliou as conquistas da comunidade indígena no Estado.

Salve São Jorge!

Dentre as semelhanças entre a cidade de Ilhéus e do Rio de Janeiro está a figura santa de São Jorge como padroeiro das duas localidades. Nesta terça-feira, 23 de abril, a data comemora a morte de São Jorge, um dos mais populares santos católicos, considerado mundialmente patrono do Exército.

A diferença é que no Rio a data tem comemoração popular, com shows musicais e festas religiosas. O povo vai às ruas. Em Ilhéus, as festividades se limitam à programação da Igreja. Este ano, a missa solene será às 9h30min, na igreja matriz, e a procissão, às 16h30min.

São João nos Bairros

Ilhéus foi novamente inserida no Projeto São João nos Bairros, promovido pela TV Santa Cruz. Este ano, o arraial será realizado no Pontal, dia 19 de maio, na Barra, dia 2 de junho, e em Olivença, dia 16 de junho. O evento une a emissora e a Prefeitura local, através da secretaria de Turismo. O bairro Hernani Sá, que levou o maior público à praça em 2012, desta vez ficou fora da promoção.

Vale salientar que Olivença foi a localidade que levou o troféu São João dos Bairros 2012 e, por isso, foi confirmada na edição deste ano. Segundo a supervisora de marketing da TV Santa Cruz, Lacivane Xavier, o projeto objetiva resgatar e valorizar as tradições juninas.

Prêmio ABRAPP de Jornalismo

No próximo dia 1º de junho serão encerradas as inscrições para a primeira edição do Prêmio ABRAPP de Jornalismo, que distribuirá um total de R$ 20 mil em prêmios divididos nas categorias Jornal e Revista impressos. O objetivo da premiação, promovida pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), é incentivar e valorizar a produção de reportagens, com conteúdo informativo e educacional, que conscientizem a sociedade brasileira sobre as características dos planos fechados de previdência complementar.

Fórum Liberdade de Imprensa

O V Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia acontecerá em Brasília, no dia 7 de maio, no auditório do Museu da Imprensa Nacional. com o apoio institucional da Imprensa Nacional, ANJ, ANER, ABERT, ABRAJI e FENAJ. O fórum constitui um espaço plural e aberto para o debate sobre a importância da liberdade de imprensa como garantia aos regimes democráticos. A jornalista e senadora Ana Amélia Lemos confirmou presença na abertura do evento. Quem também participará será a Ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas.