Reitora da UESC recebe a imprensa regional

valeriomagalhaes@uol.com.br

 

pense:

"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia." (Albert Eisntein)

 

 

Reitora da UESC recebe

a imprensa regional  

Na opinião do presidente da Associação Baiana de Imprensa Seccional Sul, jornalista Ramiro Aquino, o convite da reitora e do vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professores Adélia Pinheiro e Evandro Freire, aos profissionais de comunicação da região para visitar a instituição e dialogar sobre a disponibilização das informações em torno da produção científica e de outras questões locais inaugura um processo de histórico de aproximação com a categoria. O encontro aconteceu no dia 4 de dezembro, à tarde, no campus Soane Nazaré de Andrade, com a participação de diretores dos departamentos da Universidade.

 

A reitora fez uma exposição sobre a UESC, no auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), quando ressaltou a posição de destaque que a instituição ocupa no cenário baiano, como a segunda do Estado em termos de produção científica, apesar de ser a mais nova entre as estaduais.  Esse fato, inclusive, foi elogiado pelo governador Jaques Wagner na recente visita que fez a Ilhéus, durante a solenidade comemorativa de 100 anos da Associação Comercial.

 

No último dia 6, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da avaliação das universidades, faculdades e centros universitários em todo país. Quatro instituições baianas obtiveram conceito 4, considerado bom. A UESC está entre elas, sendo a universidade estadual em destaque, ao lado da Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo e a Unime, que é particular.

 

A UESC possui atualmente 10 mil alunos, sendo mil vinculados aos cursos de pós-graduação, 780 professores e 400 servidores técnicos administrativos.   Conforme ressaltou a reitora, os projetos de extensão da UESC têm alcançado cerca de 245 mil pessoas por ano, na sua área de abrangência, “sem perder de vista a razão de ser da Universidade, que é o ensino aliado à pesquisa para a formação de recursos humanos capacitados para atuarem no desenvolvimento regional.

 

Notas do Rádio – Na oportunidade, a professora Nane Albuquerque, do curso de Comunicação Social (Rádio e TV), apresentou livros que contêm artigos sobre o rádio regional e falou sobre a interação que o curso mantém com os profissionais locais. Houve visita às instalações do campus, como o Centro de Biotecnologia e Genética, Centro de Microscopia Eletrônica, pavilhão dos cursos de pós-graduação e o Hospital Veterinário. O encontro foi encerrado com um lanche, na sala do CDRH, onde os jornalistas e radialistas degustaram produtos desenvolvidos na unidade de Agroindústria da Universidade e foram presenteados com livros da Editus.

 

Criada Secretaria de

Comunicação Social

Vale destaque a iniciativa do prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, de criação da secretaria municipal de Comunicação Social, uma antiga reivindicação do segmento de imprensa local. Jabes governou de 83 a 88 e de 1997 a 2004, mantendo estreito vínculo com os profissionais da área.

 

O projeto já foi aprovado pela Câmara no bojo de uma proposta de reforma administrativa. Há notícia, nos bastidores da equipe do prefeito eleito de Itabuna, Vane do Renascer, de que proposta semelhante deve ser feita ao Poder Legislativo local. Enquanto isso, em Salvador, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) emitiu nota de protesto contra a proposta do prefeito eleito ACM Neto, de extinguir a secretaria de Comunicação da capital.

 

 

Homenagem em Gramado 

O jornalista e presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo da Bahia, Edmundo Lemos, foi homenageado durante o Festival de Turismo de Gramado, pelos relevantes serviços prestados ao setor. O troféu foi entregue por Eduardo Zorzanello, promotor do evento.

 

No Festival Literário de Pipa

O jornalista e escritor itabunense Antonio Nahud Júnior, atual assessor de imprensa da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, participou do Festival Literário de Pipa, que aconteceu em novembro. Na oportunidade, papeou com o ator Nelson Xavier.