Cientistas sociais discutem teorias para América Latina

valeriomagalhaes@uol.com.br

 

pense:

"O único fracasso legítimo é aquele com o qual nada aprendemos." (Hammed)

 

Cientistas sociais discutem

teorias para América Latina

Professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), cientistas sociais convidados e estudantes participaram do Seminário Anual de Ciências Sociais, realizado até o último sábado, no auditório central da instituição, que debateu a temática “O pensar e o fazer nas Ciências Sociais – Perspectivas contemporâneas na América Latina”. O evento foi aberto, dia 21, pela reitora Adélia Pinheiro e pelo conferencista Clóvis Zimmermann, do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Zimmermann defendeu a produção de teorias sobre a realidade da América Latina e uma postura mais crítica em relação aos autores clássicos da Sociologia. O seminário foi promovido pelo colegiado do curso de Ciências Sociais e o Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da UESC, sob a coordenação dos professores Anatércia Lopes Contreiras e Fábio Bila.

 

Na noite de quinta-feira, a mesa redonda abordou o tema “Ciências Sociais Aplicadas: abordagens da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política”, com a participação dos professores doutores Antonio Carlos Luz Costa e Estélio Gomberg, da Uesc, Maria Salete de Souza Amorim, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Mónica Dantas Freitas, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, sob a coordenação do professor Roque Pinto.  

 

Na sexta-feira, o tema foi “As Ciências Sociais Brasileiras: Desafios frente às crises, rupturas e emergências contemporâneas”, com palestras dos professores doutores Adélia M. Ribeiro, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Antonio Câmara, da Universidade Federal da Bahia, e Roque Pinto, da Uesc. Houve ainda grupos de trabalho e mini cursos. O evento foi encerrado no sábado.

 

Elaine Carletto em foco 

A dinâmica empresária Elaine Carletto foi alvo de homenagens por amigos, em recente noite social em Itabuna. Executiva do Grupo Brasileiro, co-diretora das empresas Rota Transportes, Cidade Sol, Pauma Administradora e Viametro, ela é um destaque no mundo dos negócios no Sul da Bahia, pelo empreendedorismo, programas de qualidade e habilidade nas relações interpessoais.

 

Ao lado do marido Paulo Carletto, moderniza e amplia os empreendimentos do grupo, além da abnegação à família. Recentemente, o grupo lançou um projeto inovador no ramo imobiliário, a construção de um edifício comercial ao lado do Jequitibá Shopping, em Itabuna.

 

Solenidade marca 100 anos da

Associação Comercial de Ilhéus

A Associação Comercial de Ilhéus antecipou para a próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, a sessão solene comemorativa de 100 anos de fundação da entidade. A data, que era dia 30, foi alterada em função da agenda do governador Jaques Wagner, que será um dos homenageados, ao lado do ministro dos Transportes, o ubaitabense Paulo Sérgio Passos.

 

Também serão homenageadas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento regional, entre lideranças políticas, empresariais e de áreas como educação, saúde, cultura, entre outros. Em Ilhéus, o governador vai ainda inaugurar a sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Terminal Pesqueiro da Bahiapesca.